01 janeiro 2022
Welcome ALL
O projeto “Museu Nacional Ferroviário Welcome All”, financiado no âmbito da Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal, já se encontra concluído.
O âmbito do projeto "Museu Nacional Ferroviário Welcome All" consiste na continuidade e consolidação da implementação de um novo paradigma na forma como o museu acolhe os seus visitantes.
A introdução de ferramentas, práticas, metodologias e conhecimento (através da formação) que permitam que o museu aumente a sua audiência presencial à distância, com o mínimo possível de barreiras físicas e intelectuais, vem apoiar aquela que já é a Cultura da organização, na qual se desenham os serviços dirigidos aos visitantes numa perspetiva global, respeitando-se as necessidades específicas de cada um. O projeto tem como objetivos alargar o potencial de audiência (presencial e à distância) do Museu Nacional Ferroviário através do aumento do nível da Acessibilidade; Reforçar a qualidade do acolhimento e garantir condições de igualdade e equidade aos conteúdos.
Estes objetivos estão cumpridos através de formação dirigida a toda a equipa, introdução de novas ferramentas de comunicação que respeitam as boas práticas, legislação e normativos em termos de acessibilidade e usabilidade e instrumentos e práticas inclusivas.
Assim, o projeto inclui:
- formação para todos os elementos da Unidade de Atendimento do museu no Entroncamento, núcleos e Voluntários, para atendimento ao público com deficiência visual, público surdo, com deficiência motora, deficiência intelectual e ou com dificuldades de expressão oral;
- criação de website que garante a acessibilidade a pessoas com deficiência visual através do cumprimento pelos normativos de acessibilidade e usabilidade, mas também aos turistas e residentes estrangeiros, que não dominam a língua portuguesa. O novo website também permite a disponibilização de informação crucial para as pessoas com necessidades especiais pois disponibiliza recursos informativos como o "Percurso Acessível”.
O novo website é fundamental para a estratégia delineada por sabermos que 90% das pessoas com necessidades especiais prepara a sua visita em casa. Os conteúdos textuais seguirão os princípios da linguagem simples;
- disponibilização de áudio-guias que respondem às necessidades do público com deficiência visual;
- correção de inconformidades físicas
Este é um pequeno passo que, acreditamos, nos ajudará a servir melhor os nossos públicos, no cumprimento da nossa Missão.