26 março 2025
Museu Nacional Ferroviário acolhe exposição" Caminhos de Ferro e Imprensa Ilustrada: Paisagem Multifacetada"
A exposição Caminhos de Ferro e Imprensa Ilustrada: Paisagem Multifacetada, de Hugo Silveira Pereira, está patente ao público até dia 1 de junho de 2025.

“Caminhos de ferro e imprensa ilustrada: Paisagem Multifacetada está patente ao público de 26 de março a 1 de junho, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
Esta exposição de Hugo Pereira Silveira, ilustra os caminhos de ferro em Portugal Continental, através de fotografias publicadas na imprensa, no final do século 19 e início do século 20.
As fotografias dos caminhos de ferro desta época geraram uma nova paisagem ferroviária, criada pelos primeiros fotojornalistas portugueses, as pessoas estão mais presentes.
É sublinhado o uso corrente e comum da ferrovia, estando presentes todos os aspetos da circulação ferroviária. A exposição contribui para a história dos transportes com uma perspetiva da cultura visual, e para o debate sobre o uso da fotografia na investigação histórica, como fonte primária fidedigna, muito mais do que um mero suporte ilustrativo.
Disponibilizar ao público esta exposição reside na importância de diversos fatores:
- Preservação e Divulgação do Património Fotográfico: A exposição permite dar a conhecer um acervo fotográfico histórico, proveniente do fotojornalismo da viragem do século 19 para o século 20, que retrata a relação entre os caminhos de ferro e a imprensa ilustrada. Contribui para a preservação da memória visual da história ferroviária portuguesa, um património cultural de grande relevância.
- Contextualização Histórica e Cultural:A exposição oferece uma perspetiva única sobre o impacto dos caminhos de ferro na sociedade e na paisagem da época, através do fotojornalismo.Permite compreender o papel da imprensa ilustrada na divulgação e promoção dos caminhos de ferro, bem como a sua influência na perceção pública deste meio de transporte.
- Valor Científico e Educacional:A exposição é resultado da investigação de Hugo Pereira Silveira, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA de Lisboa, o que lhe confere um carácter científico e rigoroso.Constitui uma oportunidade para o público apreender conhecimento sobre a história dos caminhos de ferro e do fotojornalismo, através de uma perspetiva académica.
Sobre Hugo Silveira Pereira
Hugo Silveira Pereira, é Investigador Auxiliar no CIUHCT - Centro Interuniversitário de Investigação em História da Ciência e da Tecnologia (Universidade NOVA de Lisboa).
Apresentou e publicou vários artigos sobre os caminhos de ferro continentais e coloniais de Portugal.
MNF, 26/03/2025
Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A
2330-152 Entroncamento
gps 39.464288,-8.474394
www.fmnf.pt
www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario
www.instagram.com/museunacionalferroviario
www.youtube.com/c/MuseuNacionalFerroviárioPT