Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Fotografia de um grupo de visitantes cegos e com deficiência visual durante uma visita táctil
Descubra tudo o que precisa para uma visita ao Museu Nacional Ferroviário

Acessibilidade do Museu

Informação genérica

  • Os funcionários do museu estão ao seu dispor durante a sua visita;
  • Os mapas do museu estão ao dispor na receção;
  • O museu dispõe de guião de visita, em linguagem clara;
  • O museu dispõe de um filme de apresentação e preparação de visita. Poderá ser visto na sala que fica ao lado esquerdo da receção. O filme está em português, com tradução em língua gestual portuguesa e em inglês, com tradução para Gesto Internacional;
  • Aconselhamos o uso de calçado confortável.

Fotografia de um grupo de visitantes cegos e com deficiência visual durante uma visita tátil

Estacionamento acessível

Existe um lugar de estacionamento grátis para pessoas com mobilidade condicionada junto à entrada do Museu Nacional Ferroviário – Rua Eng.º Ferreira de Mesquita.

Os visitantes com mobilidade condicionada que se deslocam de comboio até à estação do Entroncamento poderão contar com o auxílio e acompanhamento dos nossos funcionários desde a estação e até à entrada no museu. Para isso, é necessária a marcação prévia da visita. Contacte-nos através de servicoaocliente@fmnf.pt

Fotografia de um grupo de visitantes cegos e com deficiência visual durante uma visita tátil

Percurso acessível

O percurso da visita obedece às Normas Europeias de Acessibilidades e, para o efeito, existem rampas e elevadores para facilitar os acessos com cadeiras de rodas e carrinhos de bebé. Contudo, devido às especificidades do Museu Nacional Ferroviário existem alguns obstáculos físicos que poderão condicionar a visita, nomeadamente, a existência de linhas férreas e alguns objetos salientes. Por este motivo criámos um percurso dedicado a todos os que possuam alguma incapacidade física permanente ou temporária.

Mapa dos percursos

Mapa do percurso acessível ao museu

Sala obscurecida

Obstáculos a ter em atenção

Para melhor adaptação às condições de visão, aconselhamos que feche os olhos antes de entrar. Uma vez dentro da sala, aguarde alguns segundos antes de os voltar a abrir.

Evite olhar diretamente para as fontes de luz e pestaneje durante 30 segundos, fazendo percorrer o olhar pela sala sem fixar nenhum ponto em específico.

Porta horários - Nave 2

Objetos salientes

Algumas peças expostas apresentam componentes salientes.

Prensa . Nave 2

Objetos salientes

Algumas peças expostas apresentam componentes salientes.

Maca . Nave 4

Objetos salientes

Algumas peças expostas apresentam componentes salientes.

Espaço lounge

Obstáculos a ter em atenção

No espaço lounge poderá sentar-se, ler uma revista, tirar uma foto. Tenha porém atenção ao desnível.

Rotunda locomotivas

Carris no pavimento

Obstáculos a ter em atenção

Nesta zona o piso é irregular devido à presença de carris embutidos e travessas de madeira.

Tampões de choque

Obstáculos a ter em atenção

Ao contornar as locomotivas deverá prestar especial atenção aos tampões de choque salientes nas suas extremidades



Instalações sanitárias acessíveis e fraldários

O Museu Nacional Ferroviário dispõe de Instalações Sanitárias acessíveis em todos os edifícios. As Instalações Sanitárias acessíveis dispõem ainda de fraldários para bebés.


Plataformas elevatórias

Existe uma plataforma elevatória para visionamento do interior do Comboio Real. Esta plataforma poderá ser deslocada para visualização do interior de outras carruagens. Basta fazer este pedido aos funcionários do Museu.


Cães-guia

Os cães-guia são bem-vindos no Museu Nacional Ferroviário, dispondo de pontos para abastecimento de água devidamente sinalizados.


Bengaleiro

O Museu Nacional Ferroviário disponibiliza um bengaleiro junto à Receção.

Cadeiras de rodas

O Museu Nacional Ferroviário disponibiliza cadeiras de rodas, que podem ser solicitadas na Receção. Caso necessite de uma cadeira de rodas e já se encontre afastado da receção, solicite-a a um funcionário. Teremos todo o gosto em fazer chegar a cadeira até si.


Elevador

O Museu Nacional Ferroviário dispõe de elevador que permite o acesso do piso 0 ao piso 1 da Nave 13. Este elevador cumpre as normas de acessibilidade, permitindo o uso por pessoas em cadeira de rodas. Tem sinal sonoro e os comandos estão a uma altura inferior que permite o uso por pessoas mais baixas ou em cadeiras de rodas.


Visitantes com deficiência visual

O Museu Nacional Ferroviário dispõe de audioguias com audiodescrição em língua portuguesa. Por questões de segurança recomendamos que os visitantes com deficiência visual visitem o museu acompanhados. Caso deseje visitar o museu sozinho, entre em contacto connosco, um elemento da nossa equipa acompanhará a sua visita. 

Data de atualização: 21 junho 2023