Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site

Estrutura do site

Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Criado em 2021, o novo website do Museu Nacional Ferroviário procurou chegar a todos os utilizadores com acessibilidade a todo o vapor. Mais do que cumprir as diretrizes o compromisso foi garantir que todos tenham acesso aos conteúdos do website. Foram implementadas as normas de acessibilidade que permitem a navegação por teclado ou com Tecnologias de Apoio, como também que o utilizador personalize o aspeto visual utilizando as definições dos navegadores.

 

Estrutura do Site

No início de cada página encontra os Links para saltar para o conteúdo principal, Mapa do Site e Ajuda à navegação que ficam visíveis ao pressionar a tecla Tab, o logótipo do MNF com ligação para a página inicial e os itens do menu principal, apresentados na horizontal. Alguns itens contêm submenu. Quando os dispositivos estão configurados para modo de apresentação móvel, o menu principal está recolhido no canto superior direito da página juntamente com os Links da Loja e da pesquisa. Ao longo de toda a página existem Links de salto para ignorar blocos de conteúdo repetido.

A anteceder o conteúdo principal é apresentado o Breadcrumb (Caminho percorrido), à esquerda, um bloco de submenus da página e um carrocel com imagens.

O conteúdo principal é uma região dinâmica, o que significa que pode ter um aspeto visual e estrutura diferente entre grupos de páginas do website. No entanto, podem ser utilizadas as teclas de navegação rápida para cabeçalho disponível pelos leitores de ecrã.

No rodapé das páginas estão visíveis os Links das redes sociais, o menu principal expandido, os contactos da sede? Do MNF, o formulário para subscrever a Newsletter e outras informações institucionais.

 

Descrição visual do website

O aspeto visual baseia-se nas cores preto, branco, amarelo e diferentes tonalidades de cinza. Fundo branco, letra preta nos títulos, cinza no corpo de texto e amarelo nas hiperligações. 

 

Página inicial

No  cabeçalho, apresenta uma barra horizontal com fotografias do museu e coleção em tons de preto e cinza, com letras brancas ao centro. No canto superior esquerdo surge informação sobre a Rede Nacional de Museus Ferroviários. No canto superior direito  surge uma caixa para acesso rápido a informação sobre horários, planear visita e bilhetes.  Na área de conteúdo: seguem-se destaques de notícias sobre o museu, um vídeo de apresentação do museu e informação genérica sobre a coleção; seguem-se os links para acesso às redes sociais e outros canais de comunicação do museu, bem como à galeria de fotos e vídeos. Ao deslocar-se para baixo, tem acesso à subscrição da newsletter do museu ao mapa com informação sobre como chegar ao museu. No rodapé: barra preta com texto branco, com o conteúdo distribuído por  seis colunas  com o menu Visita, O Museu, Serviço ao Cliente, Fundação, Notícias, Acessibilidade, Comunicação Social,  Estrutura do website  e Contactos, bem como os respetivos submenus. Contém no canto inferior esquerdo o logotipo do Turismo de Portugal.   

 

Página planear visita

As páginas planear visita dos núcleos apresentam uma coluna vertical à esquerda com a informação dos horários, contatos e como chegar. A coluna de conteúdo à esquerda tem informação sobre o preçário.  

 

Teclas de atalho padrão

As teclas descritas a seguir são padrão e comuns na maioria dos navegadores.

Control + + (sinal de mais): aumenta o Zoom;

Control + - (sinal de menos): diminui o Zoom;

Control + 0 (zero): repõem o Zoom original;

Nota: O site está preparado para o utilizador modificar a apresentação visual como cores, tamanho e tipo de letra através das funcionalidades disponibilizadas pelos navegadores.

 

Inconsistência de navegadores ou de produtos de apoio

Apesar do esforço dos programadores para garantir a acessibilidade e a uniformização de navegação no website nos diferentes dispositivos e navegadores e com os diferentes produtos de apoio, o comportamento e tipo de retorno dos leitores de ecrã depende da combinação de navegador e produto de apoio.

Apesar dessas variações, o website é acessível em desktop, com navegadores com ou sem suporte a JavaScript e com os leitores de ecrã NVDA e Jaws, como também em dispositivos com sistema Android e Ios com leitor de ecrã Talkback e Voiceover. Pode ainda ser consultado com linhas Braille que possuem navegador Web integrado.

Data de atualização: 18 fevereiro 2022