Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Fotografia de um carrossel de inspiração vitoriana no exterior do museu durante o Festival Vapor

Programação e Eventos Especiais

Festival Vapor

Fotografia de um grupo de visitantes num carrossel de inspiração vitoriana durante o Festival Vapor

Finalista na categoria Best Indoor Festival dos Iberian Festival Awards.

O Festival Vapor resultou de uma candidatura ao Programa “Produtos Turísticos integrados de Base Intermunicipal, tendo como promotor o Município do Entroncamento, numa iniciativa que incluiu a Fundação Museu Nacional Ferroviário, o Turismo do Centro e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

O cenário é perfeito: grandes máquinas, muitas da época da tecnologia a vapor e edifícios industriais totalmente preservados acolhem o Festival Vapor, um evento com um programa diversificado de música, teatro, artes performativas, cinema, jogos, conversas, workshops, exposições e desfiles, sempre inspirado no estilo retro em que a tecnologia moderna avança a partir da maquinaria a vapor.

Contando já com duas edições (2018 e 2019), o museu prepara-se para receber a terceira. Desde os mais puristas aos adeptos ocasionais, aos vanguardistas, às produções artísticas alternativas ou ao simples entretenimento familiar, todos têm lugar nesta viagem ao início da Revolução Industrial.

 

Fotografia de um espetáculo de teatro e artes performativas durante o Festival Vapor
Programação e Eventos Especiais
Fotografia de um espetáculo de teatro e artes performativas durante o Festival Vapor
Programação e Eventos Especiais
Fotografia de uma banca de venda durante uma Feira de Crafts
Programação e Eventos Especiais
Fotografia de um grupo caraterizado com adereços Steampunk, durante o Festival Vapor
Programação e Eventos Especiais
Fotografia do palco e plateia com espetadores durante um concerto musical no museu
Programação e Eventos Especiais
Fotografia de um grupo de visitantes a circular nas linhas do museu num quadriciclo
Programação e Eventos Especiais



Sobre o Steampunk

O Steampunk é um subgénero da ficção científica que se tornou conhecido no final dos anos 80 e início dos anos 90 do século passado. Trata-se de um movimento estético que assenta no passado, no qual as evoluções tecnológicas modernas ocorreram mais cedo do que na História real (ou num universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor.

No essencial, o steampunk associa características do Movimento Punk ao desenvolvimento proporcionado pela descoberta da tecnologia do vapor, num ambiente do séc. 19, na Inglaterra Vitoriana.

A estética steampunk inclui máquinas e aparelhos do mundo real criados antes do seu tempo e/ou máquinas e instrumentos imaginários baseados em teorias e ideias futuristas.

Atualmente, a estética steampunk tem vindo a evoluir muito para além do seu conceito original e passou a incluir diversas expressões artísticas, incluindo a Moda, que combina estilos do século 19 com tendências atuais e elementos do universo do Fantástico.

Como referido, com raízes profundas no universo Vitoriano e na industrialização do Séc. 19, este movimento inspira-se também na Art Nouveau,  Neo Gótico Romântico e no Existencialismo dos anos 50, que daria origem à estética Pós-Apocalipse das BDs Francesas dos anos 60-70 inspiradoras de tendências cinematográficas como Mad Max.

O movimento surge oficialmente em 1987 com a denominação Steampunk, obtendo validação internacional após uma exposição organizada pela universidade de Oxford, em 2008.

Data de atualização: 24 julho 2024

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email