Rede Nacional de Museus Ferroviários
Museu Nacional Ferroviário
O Museu Nacional Ferroviário é um museu de dimensão Nacional, cuja coleção pode ser visitada em diversos pontos do país.
Por iniciativa de Armando Ginestal Machado, no final da década de 70 do século XX, guardam-se vários veículos e objetos em antigas cocheiras de locomotivas e depósitos ferroviários. Vários destes locais foram adaptados, passando a ser visitáveis.
Os objetos que aqui se mostram são, na sua maioria, representativos das comunidades que serviram e estão ligados às linhas férreas e suas infraestruturas, avivando a memória e identidade, individual e coletiva, de cada Região.
A Fundação Museu Nacional Ferroviário é herdeira destes diversos locais, por via dos seus Estatutos, tendo celebrado Protocolos de Gestão Partilhada com diversos Municípios, os quais assumem a gestão operacional. Torna-se agora importante evoluir para novas abordagens, o que inclui, necessariamente, novos modelos de gestão.
-
Museu Nacional Ferroviário
-
Núcleo Museológico de Arco de Baúlhe
-
Núcleo Museológico de Bragança
-
Núcleo Museológico de Chaves
-
Núcleo Museológico de Lousado
-
Núcleo Museológico de Macinhata do Vouga
-
Núcleo Museológico de Lagos
-
Núcleo Museológico de Valença
A Rede de Museus Ferroviários será um sistema organizado de museus que visa reforçar a qualificação e a cooperação promovendo a valorização de cada um destes museus ferroviários e, simultaneamente sustentar a força estratégica de uma coleção que se encontra presente em todo o território nacional continental.
Numa primeira fase, a Rede integrará os Núcleos do Museu Nacional Ferroviário. Numa fase posterior serão integrados, via candidatura, museus ferroviários tutelados por outras entidades.
Data de atualização: 20 setembro 2021