No dia 18 de maio, às 15h00, o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, apresenta o seu PLANO DE SUSTENTABILIDADE, um trabalho pioneiro em Portugal, no que respeita ao reconhecimento do impacto do Museu no ambiente e na sociedade, e no assumir do compromisso em atingir a neutralidade carbónica, em linha com o Pacto Ecológico Europeu e com o Acordo de Paris, ratificado por Portugal em 2016.
A estratégia ambiental assumida agora pelo Museu Nacional Ferroviário pretende contribuir para o Plano Nacional para as Alterações Climáticas 2020/2030, assumindo-se que o combate às alterações climáticas é um trabalho de todos e que também deve ser uma função do Museu, para garantir que as gerações futuras usufruam do Património Ferroviário Nacional.
O Museu Nacional Ferroviário reconhece que a sua atividade impacta na sociedade e no ambiente ao nível local, regional e nacional através da energia e da água que utiliza e dos materiais que consome, adicionando-se os recursos energéticos consumidos pelos seus visitantes, principalmente na sua deslocação para o Museu.
Os museus sustentáveis do século 21, para além de promoverem a consciencialização sobre os temas ambientais, são energeticamente eficientes e são geridos de forma sustentável. É este o caminho que nos propomos fazer.
MNF, 18/05/2023
Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A
2330-152 Entroncamento
gps 39.464288,-8.474394
www.fmnf.pt
www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario
www.instagram.com/museunacionalferroviario
https://www.youtube.com/c/MuseuNacionalFerroviárioPT
Download
Ficheiro (3,19MB)