Podemos escolher o nosso destino! De onde partimos? Para onde vamos?
Podemos viajar por vários mundos, dentro e fora de nós mesmos. Percorrer estações comuns a todos nós ou percorrer uma linha imaginária, até chegar ao destino.
As partidas são distintas, há despedidas, mas também antecipamos reencontros. Sozinhos ou acompanhados, da nossa janela espreitamos paisagens, e paragens, prestamos atenção à viagem, reinventamos histórias.
O caminho é feito por carris inspiradores, em que o comboio é sinónimo de progresso, inovação, futuro, viagem e movimento, mas é também memória, sentidos e imaginação, num mundo em profunda mudança.
A Fundação Museu Nacional Ferroviário, Comboios de Portugal E.P.E. (CP), Infraestruturas de Portugal S. A. (IP), em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), uniram-se em torno deste desafio e criaram o “Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário”.
Esta terceira edição do concurso, com o tema “A minha viagem de comboio”, destinou-se a estudantes do 3.º Ciclo de todos os estabelecimentos de ensino de Portugal Continental, Madeira e Açores e teve por objetivo promover o transporte e o património ferroviários junto dos mais novos.
Foram recebidos cerca de trezentos desenhos, dos quais expomos os 45 trabalhos mais pontuados, numa viagem criativa em torno dos comboios.
Divirta-se e não se esqueça, sempre que possível, escolha o comboio!
Marta Sofia Santos Costa - 1º prémio
Jiayng Bao - 2º prémio
Laura Maria Simões Huletsni - 3º prémio
Jéssica da Silva Lopes - Menção Honrosa
André Filipe Cristina Ponce Correia - Menção Honrosa
Manuel Martim Caetano Araújo - Menção Honrosa
Ema Catarina Pontes Gomes - Menção Honrosa
Matilde Lopes Silva - Menção Honrosa
Laura da Costa Simões Coelho - Menção Honrosa
Maria Leonor Mota - Menção Honrosa
Sofia Kinash Freire Costa - Menção Honrosa
Tamiris Lima Teixeira - Menção Honrosa
Maria Paula Ribeiro - Menção Honrosa