21 outubro 2024
Comemorações dos 168 anos da 1.ª viagem de comboio em Portugal no Núcleo de Lousado
Dia 9 de novembro o Núcleo de Lousado celebra 168 anos de história do caminho de ferro em Portugal
No próximo dia 9 de novembro, a partir das 14h30, o Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado comemora os 168 anos da primeira viagem de comboio em Portugal.
O programa inclui a exposição " Linha do Porto à Póvoa e Famalicão" e a conferência "Via Estreita, um Patromónio a Preservar".
- A exposição "Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, de 1875 a 1947" pretende dar a conhecer a antiga Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, no período temporal desde a sua construção em 1875 até 1947, ano da sua integração na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses (CP).
Na sua extensão máxima ligou a estação ferroviária do Porto (Boavista) e Famalicão. Originalmente esta linha ferroviária tinha a bitola (distância entre carris) de 900 milímetros, convertida em 1930 para a bitola métrica (de um metro).
Atualmente, entre o Porto e Póvoa de Varzim está convertida em Linha de Metro. Entre Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão está convertida em via pedonal e ciclável.
Desde os primórdios exerceu um impacto significativo num território litoral, contudo dominado pela atividade agrícola, vinícola e pecuária. Durante décadas o comboio era o meio de transporte privilegiado marcando a memória e a identidade das populações.
- A conferência "Via Estreita, um Património a Preservar", faz parte de um ciclo de conferências em torno do tema da ferrovia em Vila Nova de Famalicão. É um projeto que pretende dar voz a um conjunto de desafios que o Património Cultural enfrenta nas sociedades contemporâneas, na relação com a memória e o conhecimento, a mudança social, a sustentabilidade, a gestão e a projeção do futuro.
As conferências pretendem abordar as questões mais relevantes e pertinentes que se colocam ao património ferroviário, entre retrospetivas e expetativas, cruzando os domínios da Cultura, da Sociedade, da Educação, da Economia e do Território. Para apoiar a reflexão e o debate, apresenta-se um leque de oradores, envolvendo técnicos do Município e convidados externos ligados à gestão do património cultural, académicos, investigadores e profissionais do setor cultural, com múltiplas abordagens da temática.
Conferencistas: Professor Doutor Paulo Carvalho; Professor Manuel Soares Pinho
Moderador: Gabriel Lopes
A iniciativa tem ínicio às 14h30 com a abertura da exposição seguida da conferência pelas 15h00, sendo as atividades gratuitas.
MNF, 21/10/2024
Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A
2330-152 Entroncamento
gps 39.464288,-8.474394
www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario